-
Arquitetos: Bjarke Ingels Group
- Área: 260000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Laurian Ghinitoiu
-
Fabricantes: Terrazzo & Marble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Eleito o Melhor Edifício Alto do mundo em sua categoria pelo The Council on Tall Buildings and Urban Habitat na conferência anual da organização na semana passada, The Spiral estende visualmente a paisagem do vizinho High Line Park até o exterior do próprio edifício, permitindo o acesso a terraços verdes ao ar livre em cada um dos 66 andares do prédio.
Desenvolvido pela Tishman Speyer e construído pela Turner, The Spiral abriu oficialmente suas portas para grandes empresas, incluindo Pfizer, Debevoise & Plimpton, Turner Construction e HSBC, entre outras. Localizado na West 34th Street, entre Hudson Boulevard e 10th Avenue, The Spiral é vizinho do High Line e do Bella Abzug Park, no lado oeste de Manhattan. O arranha-céu comercial, projetado pelo BIG em colaboração com a Adamson Associates e o engenheiro estrutural WSP Cantor Seinuk, tem 66 andares e 260 mil metros quadrados, alcançando uma altura de 315 metros. The Spiral está buscando a certificação LEED Silver. A torre é o primeiro edifício "superalto" concluído pelo BIG e o primeiro arranha-céu comercial deste porte concluído em Nova York.
Desde o nível da rua, a torre atrai o olhar para cima, em direção à faixa de vegetação que se estende além da West 34th Street, no horizonte de Manhattan. Como uma estufa, a fachada de painéis de vidro da torre oferece aos transeuntes uma visão do lobby amplo e iluminado, decorado com obras de arte do estúdio holandês DRIFT e folhagens exuberantes, que podem ser acessadas pelas entradas tanto do Hudson Boulevard quanto da 10th Avenue. Como um gesto em relação ao entorno do prédio, o lobby do The Spiral incorpora sete metais diferentes para homenagear a história industrial da região, com placas de piso medidas nas dimensões exatas das placas de concreto pré-moldado que atravessam o High Line.
The Spiral diminui gradualmente de volume à medida que sobe, seguindo o envoltório do zoneamento local. Sua linguagem em degraus ressoa com a estética de arranha-céus clássicos de Manhattan, como o Empire State Building e o Rockefeller Center, enquanto suas proporções esbeltas e uso de materiais e detalhes modernos refletem as características da arquitetura contemporânea.
Terraços escalonados com jardins suspensos sobem pela torre em um movimento espiral, criando uma faixa verde contínua que envolve a fachada do prédio e fornece a cada pavimento de escritórios um terraço de fácil acesso.
Com aproximadamente 1.200 metros quadrados de espaço ao ar livre, um paisagismo do tamanho do The Spiral nunca foi instalado a uma altitude de 90 metros ou mais em Nova York. A maioria das espécies vegetais é nativa das pradarias americanas, tornando-as resistentes a ventos fortes e secas.
À medida que o prédio sobe, uma segunda camada de arbustos mais altos que florescem no inverno é introduzida e, finalmente, a paisagem é coroada com árvores de caule único e múltiplo que florescem já em fevereiro, juntamente com treliças verticais com hera inglesa e hera de Boston que mantêm suas folhas durante o inverno. A paleta de plantas difere em cada lado do prédio, dependendo da orientação solar e da resistência a ventos de alta velocidade.
À medida que o The Spiral sobe, cada terraço acessível oferece vistas mais impressionantes de Manhattan, do Rio Hudson e de New Jersey. Alguns pavimentos oferecem um espaço de amenidades com pé-direito duplo e a opção de conectar pavimentos adjacentes por meio de uma grande escadaria, sugerindo uma alternativa aos elevadores e incentivando a interação entre colegas. No 66° andar, o The Spiral oferece seu próprio ZO Clubhouse, reservado exclusivamente para as pessoas se reunirem no lounge privativo ou no terraço ao ar livre.
The Spiral promove um ambiente de trabalho contemporâneo onde a natureza se torna parte integrante dos escritórios e os recursos espaciais são continuamente adaptáveis às necessidades em constante mudança de seus ocupantes. Para promover uma conexão com a área externa e apoiar a vegetação interna do edifício, um pé-direito de altura generosa e um revestimento de vidro especial permitem a entrada mais profunda da luz natural. O sistema de gestão hídrica coleta a água da chuva excedente para tratamento e redistribuição ao longo do paisagismo em camadas, permitindo economizar milhões de galões de água anualmente. Isso não apenas promove a irrigação sustentável, mas também consolida ainda mais o The Spiral como uma adição verde ao horizonte de Manhattan.